Direito Global
blog

Virtualização dos processos

Os membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE) realizaram na noite desta terça-feira a primeira sessão de julgamento virtualizada. Atualmente, a entidade já possui mais de 150 processos ético-disciplinares eletrônicos e cerca de mil processos físicos estão em fase de virtualização.

Para se adequar à nova realidade, a seccional investiu na infraestrutura de internet de fibra ótica e adquiriu softwares de digitalização, equipamentos, scanners e impressoras térmicas. “Estamos instaurando uma nova era, escrevendo uma nova história, através de uma administração austera, moderna e eficiente. Estamos revolucionando as práticas administrativas para instaurar uma OAB contemporânea, que possa atender aos desafios e as demandas do século XXI”, afirmou o presidente da Seccional, Henri Clay Andrade.

Em maio deste ano, a Ordem iniciou o protocolo dos processos nos âmbitos externo e administrativo de forma eletrônica. Agora, a medida foi ampliada ao Tribunal de Ética. Além de reduzir a burocracia, a virtualização dos processos assegura maior economia e celeridade processual e ainda privilegia a sustentabilidade na missão de fiscalizar e disciplinar o exercício diário da profissão.