Direito Global
blog

Vaga em agosto no TST

A ministra Maria de Assis Calsing já comunicou os colegas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que vai entrar com pedido de aposentadoria em agosto próximo em virtude de problemas particulares. Desde outubro de 1998, ela esteve convocada para o TST, em períodos descontínuos, tendo permanecido na Corte até tomar posse como ministra em 17 de maio de 2007.

Calsing nasceu em Juiz de Fora (MG), em 8 de agosto de 1952. Bacharelou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB (1978) e é Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (1982). Começou a carreira jurídica como advogada, em 1979, e depois foi assessora jurídica do Ministério das Relações Exteriores, de onde saiu para assumir o cargo de Juíza do Trabalho Substituta, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde tomou posse em fevereiro de 1984.

Como Juíza Substituta, atuou em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. Foi Juíza Presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia, da 4ª e da 9ª Juntas de Conciliação e Julgamento de Brasília. Em janeiro de 1993, tomou posse como Juíza do TRT da 10ª Região e, naquele Regional, exerceu diversos cargos, tendo presidido a Corte no biênio 1996/1998.