Direito Global
blogSem categoria

‘Um presidente honesto’

O auditório da Escola Estadual Mota Trigueiros, em Maceió, Alagoas, se transformou em uma sala de cinema para 80 estudantes de diversas escolas da rede pública de Maceió. A sessão do dia foi o filme brasileiro “Um presidente honesto”, que se utiliza da comédia para tratar de temas complexos como corrupção, ética e verdade. Crianças e adolescentes do sexto ano do ensino fundamental até o ensino médio participaram da programação.

Ampliar a percepção dos estudantes sobre assuntos difíceis, os quais exigem uma reflexão mais aprofundada, é um dos objetivos do evento. A atividade ocorre em média uma vez por mês e é coordenada pelo Programa de Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal).

A coordenadora pedagógica do Programa de Cidadania e Justiça na Escola, Luzia Rodrigues acredita que o cinema é uma ferramenta de grande potencial para contribuir com o aprendizado dos alunos. “As mensagens dos filmes selecionados são dedicadas à formação cidadã. Hoje, por exemplo, as crianças e adolescentes foram orientadas a compreender a importância do voto deles, de sua família e de seus amigos para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”.