Direito Global
blog

SOS Emprego

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, garantiu que a entidade irá cobrar “dia e noite” das autoridades do estado uma investigação célere e eficaz da execução de um dos líderes do Movimento SOS Emprego, Clodoaldo Santos de Melo. “Há uma forte suspeita de que esse crime tenha sido uma tentativa de calar a voz do SOS Emprego. Lutar pela justiça, pelos direitos humanos e pelas liberdades públicas faz parte da nossa história. A OAB está integrada à luta e, aqui, a voz do Movimento será ouvida e ecoada”, disse durante encontro com membros do Movimento.

Clodoaldo foi assassinado no povoado Capuã, no município da Barra dos Coqueiros. Para integrantes do SOS Emprego, o homicídio pode estar relacionado com a militância de Clodoaldo no movimento que busca emprego para os trabalhadores sergipanos. A vítima era membro ativo dos debates para contratação de mão de obra local na construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe e o Movimento se destacou também por reivindicar que empresas prestadoras de serviços à Petrobras contratassem profissionais do Estado.

Para o coordenador do SOS emprego, Augusto César, é necessário respeito à luta e fim da criminalização do movimento. “As pessoas falam da gente como se fôssemos vândalos. Nós somos trabalhadores e querem criminalizar o nosso companheiro que está morto”, desabafa.