Direito Global
blog

Situação de risco

Juízes ameaçados de morte no exercício da função terão a proteção ampliada, segundo lei sancionada hoje (25) pela presidente Dilma Rousseff. A proposta estabelece que juízes, membros do Ministério Público e seus familiares que estiverem em “situação de risco” poderão ter proteção da polícia judiciária, órgãos de segurança institucional e outras forças policiais, como Polícia Militar. A proteção policial deve ser prestada de forma “imediata” em casos urgentes e deve ser comunicada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) ou ao CNMP(Conselho Nacional do Ministério Público).

A lei estabelece que crimes praticados por organizações criminosas devem ser julgados por um colegiado de juízes de primeiro grau, para que o foco não esteja apenas em um magistrado. O texto também autoriza os tribunais a adotarem medidas que reforcem as seguranças dos prédios, como controle de acesso por meio de detectores de metais e identificação de todos os visitantes.

Outra permissão é para que os veículos utilizados por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público tenham, temporariamente, placas especiais que impeçam a identificação dos usuários. Hoje, o CNJ contabiliza 150 juízes sob ameaça, mas só 61 estariam com escolta. (Folha on-line)