Direito Global
blog

Será que vai dar tempo ?

Do jornal Metro DF

O ministro Ricardo  Lewandovski é o dono título de mais demorado revisor do Supremo Tribunal Federal. Ontem (10) completou 174 dias em que ele manteve pendente a entrega da revisão do voto do relator, Joaquim Barbosa, no caso do escândalo do mensalão. Até então, o mais demorado revisor era José Antônio Dias Toffoli, que demorou 173 dias para entregar seu relatório.

A revisão do voto do relator é um instrumento usado no STF apenas em ações penais – incumbências raras para a Corte (até hoje, foram avaliadas apenas cinco). O tribunal marcou, nesta semana, o início do julgamento do mensalão para 1º de agosto, com uma ressalva: que Lewandovski entregue a revisão até o fim do mês. O calendário de julgamento – que prevê uso exclusivo de 17 sessões em agosto – só vai ser cumprido caso ele cumpra a promessa de atender esse prazo. Nos últimos dias, todos os assessores do gabinete do ministro dedicaram o tempo para ajudar na conclusão dos trabalhos.

O fim do julgamento está previsto para ocorrer apenas 33 dias antes do primeiro turno das eleições. Apenas um réu, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), é candidato. Concorre a prefeito de Osasco. O julgamento deixa um registro histórico nos currículos de oiutros dois ministros. Será a última ação julgada por Cezar Peluso, que se aposenta por idade em setembro. Representará, ainda, a principal marca da curta passagem na presidência do STF de Carlos Ayres Britto, que assumiu o cargo em abril e o deixa em novembro.