Direito Global
blog

Sem torcida

A polêmica pelo setor sul do Maracanã parecia ter chegado a um capítulo final na tarde de ontem quando o presidente do Fluminense, Pedro Abad, admitiu que o clube havia perdido a briga com o Vasco e ficaria no lado oposto. Somente parecia. Isso porque a Justiça do Rio entrou em ação na noite deste sábado, aceitou pedido do Tricolor e determinou que a final da Taça Guanabara hoje (17) ocorrerá sem a presença de qualquer uma das torcidas.

A decisão foi proferida pela desembargadora de plantão, Lucia Helena do Passo. A magistrada determinou também a devolução dos valores pagos pelos torcedores que já adquiriam ingressos. O cruz-maltino, estabelecido como mandante através de sorteio, havia mantido as vendas para o setor sul à torcida do Vasco apesar da decisão judicial favorável ao Flu.

A desembargadora entendeu que o contrato estabelece a necessidade de haver acordo com o Fluminense sobre a utilização do setor sul pela torcida vascaína, e concluiu que “o contrato é omisso quanto à hipótese que se apresenta”. Citou também “manifestações publicadas em redes sociais que apontam risco iminente de confronto e violência entre as torcidas do Vasco da Gama e do Fluminense” e a postura dos dirigentes que, segundo ela, “acirram o conflito posto e, agressivamente, incitam a violência entre os torcedores” para, por medida de segurança, determinar o jogo com portões fechados.