Direito Global
blog

Resgate de idosa

A 1ª promotora de Justiça dos Direitos do Cidadão, Sônia Maria Paula Maia, e equipe de profissionais do Ministério Público da Paraíba (MPPB) saíram em diligência para resgatar um casal de idosos que reside à Avenida Argemiro de Figueiredo, no Bairro do Bessa, em João Pessoa. em uma residência semidestruída e abandonada pelos proprietários. Os idosos viviam em um quarto e sala que fica ao lado da casa abandonada.

A idosa de 93 anos foi a primeira a ser resgatada pela promotora que a conduziu para o Hospital Napoleão Laureano, para iniciar um tratamento de uma ferida localizada na altura do pescoço. “Assim que ela for tratada, iremos reconduzi-la para uma instituição de longa permanência para idosos. Infelizmente, eles não têm como continuar na residência em condições sub-humanas”, disse a promotora.

Já o resgate do idoso, também de 93, marido da idosa resgatada, não teve o mesmo êxito. Ele estava debilitado e sem condições de andar devido a um forte inchaço nas duas pernas. Na ocasião, ele não quis sair do local onde dormia. “Tivemos que convocar o Samu para fazer o resgate, mas nos foi informado que só iria diante da apresentação de um ofício por esta Promotoria. Mas como poderia fornecer um ofício se me encontrava na casa dele tentado tirá-lo daquela situação?”, indagou a promotora, preocupada com a situação do idoso que se encontrava sem comer e beber desde há mais de um dia, segundo afirmou a suposta cuidadora.

Sem ter como retirá-lo do local, a promotora teve que se dirigir ao seu gabinete e fazer um ofício para o Samu, para que o órgão se dirigisse à residência do idoso para resgatá-lo e encaminhá-lo ao Hospital Padre Zé, onde ele seria medicado. “Fiquei muito indignada com a posição do Samu perante a situação”, finalizou Sônia Maia.