Direito Global
blog

Repúdio da Abracrim

Duas entidades – a Abracrim Mulher Nacional e a Abracrim Mulher Rio de Janeiro – divulgaram nota de apoio à advogada Maira Fernandes após ela ter sido expulsa do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) onde era filiada há 15 anos, por ter aceito a defesa do jogador Neymar no suposto caso de estupro:

A Abracrim Mulher Nacional e a Abracrim Mulher Rio de Janeiro, vêm a público manifestar apoio à advogada Maira Fernandes, Vice-presidente da Abracrim RJ, que ao assumir a defesa técnica do jogador Neymar Jr, no suposto caso de estupro, foi alvo de críticas por ser advogada militante do movimento feminista.

Repudiamos com veemência as críticas destinadas à advogada que municiada de irretocável profissionalismo, assumiu a defesa técnica do seu cliente.

O artigo 21 do Código de Ética e Disciplina preconiza que o (a) advogado (a) deverá assumir a defesa criminal “sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado”.

Deste modo, é inadmissível que uma advogada criminalista seja criticada por patrocinar a defesa de quem quer que seja e ainda que suas convicções pessoais sejam invocadas para questionar o exercício do seu ofício.

Tal ato é o reflexo da cultura patriarcal na qual a nossa sociedade está estruturada, onde a mulher ao agir com racionalidade e profissionalismo se vê obrigada a dar explicações desnecessárias de cunho moral.

A advogada Maira Fernandes é conhecida por ser uma brilhante advogada criminalista, ativista de Direitos Humanos e feminista.

A Abracrim Mulher Nacional e a Abracrim Mulher-RJ declaram apoio à advogada Maíra Fernandes com a certeza de que continuará expandindo o seu compromisso com o direito das mulheres e lutando sempre pela justiça!

WANESSA RIBEIRO – Presidente da Abracrim Mulher- RJ

VITÓRIA ALVES –
Presidente da Abracrim Mulher Nacional