Direito Global
blog

Quatro anos de Barroso

No próximo dia 26 o ministro Luis Roberto Barroso completa quatro anos de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF). Nomeado para a vaga do ministro Carlos Ayres Britto, Barroso se notabilizou neste período de 48 meses como um dos ministros mais importantes do Supremo. Nascido em Vassouras, no interior do Rio de Janeiro, 59 anos, Barroso formou-se bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1980. Tornou-se mestre (Master of Laws) pela Yale Law School (Estados Unidos) em 1989, e livre docente e doutor pela UERJ, em 1990 e 2008, respectivamente.

Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Universidade de Harvard, ocasião em que escreveu e publicou, nos Estados Unidos, trabalho intitulado Here, there and everywhere: human dignity in contemporary law and in the transnational discourse. Barroso é Professor da Faculdade de Direito da UERJ desde 1982, sendo professor titular de Direito Constitucional desde 1995, além de professor visitante da Universidade de Brasília desde 2009. Foi professor visitante da Universidade de Poitiers (França) em fevereiro de 2010, e da Universidade de Breslávia (Polônia) em outubro de 2009.

Além disso, foi um dos criadores do programa de pós-graduação em Direito Público da UERJ, um dos mais reconhecidos do Brasil e de onde saíram muitos nomes de sucesso no Direito Constitucional brasileiro. Barroso tem sido convidado a proferir palestras em diversas universidades no Brasil e no exterior, incluindo nas prestigiadas New York University School of Law, nos Estados Unidos, e London School of Economics e Oxford University, na Inglaterra.