Direito Global
blog

Quadrilha de chilenos

Quatro bandidos fizeram uma família refém durante assalto em um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da idade do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, os criminosos, por volta das 14h deste sábado, arrombaram o portão de um prédio situado na Avenida Genaro de Carvalho, com uma chave de fenda, e invadiram um imóvel.

Lá, eles mantiveram como refém uma família, incluindo um bebê de dois meses. As vítimas foram amarradas e os bandidos roubaram seus bens, como dinheiro, relógio, celular, cordão de ouro, pulseira de bebê, entre outros pertences. Todos prestaram depoimento na 42ª DP (Recreio). E ainda neste sábado, os assaltantes foram presos por policiais do 14º DP (Leblon) em conjunto com os da 19ª DO (Tijuca).

De acordo com a polícia, a quadrilha é formada por seis chilenos acusados de cometer roubos e furtos a residências e a estabelecimentos comerciais em diversas partes do Rio. Segundo o delegado Antenor Lopes Martins Júnior, titular da 14ª DP, o último crime cometido por três dos criminosos foi justamente no apartamento do Recreio.

– Eles fizeram um verdadeiro terror psicológico contra a família, com ameaças e agressões. São criminosos que estão há uma semana no Rio e são extremamente agressivos e perigosos – afirmou o delegado.

Ainda segundo o delegado, as investigações começaram a partir de furto em um restaurante no Shopping Leblon, no dia 12 de agosto. O setor de inteligência das delegacias passou a monitorar a quadrilha e, quando eles voltaram ao shopping, foram interceptados nas redondezas

Jocelin Stephanie Serrano Ulhoa, Priscilla Alexandra Pohl Munhos e Victor Manuel Gonzalez Beiza, todos de 36 anos, foram presos na Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon. No apartamento em que alugavam por temporada na Rua Prado Júnior, em Copacabana, foram recuperados uma bolsa Prada importada furtada no restaurante e outros objetos de valor, como relógios e perfumes. Diante dos depoimentos, foram feitas novas diligências e foram presos outros chilenos em um prédio vizinho.

Diego Alejandro Briceno Salas, 28 anos, Juan Luís Flores Espejo, de 45, e Roberto Andrés Fuentes Manquecoy, de 39, estavam em um outro apartamento na mesma rua e com eles também foram encontrados produtos roubados, além de dinheiro em espécie. Segundo o delegado, o grupo praticou roubos no Supermercado Pão de Açúcar e em endereços residenciais, na Zona Sul, na Barra da Tijuca e também no apartamento no Recreio:

Três dos bandidos foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. Os outros três, que estavam com documentos falsos da Venezuela e contaram na delegacia que eram venezuelanos, irão responder por roubo qualificado, associação criminosa e também por uso de documento falso. ( Jornal Extra)