Direito Global
blog

Projeto Redes

A juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Roraima, Bruna Zagallo se reuniu com a coordenadora de território do Projeto Redes, da Fundação Oswaldo Cruz, Adriele Cruz e a psicóloga do projeto Lidiane Almeida, com objetivo de possível parceria no cuidado de mulheres em situação de violência decorrente do uso abusivo de drogas.

De acordo com a juíza Bruna Zagallo, por meio do Projeto Redes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) busca-se uma articulação dos serviços no cuidado de usuárias de drogas para garantir direitos e assistência intersetorial de mulheres.

“A Fiocruz deseja disponibilizar cinco articuladoras sociais para acompanhar mulheres usuárias de drogas que forem liberadas nas audiências de custódia, bem como as indicadas pelos Juizados de Violência Doméstica, para que, com elas, seja feito um acompanhamento junto aos serviços necessários para que contemplem suas necessidades de vida” disse.

O Projeto Redes, como é mais conhecido, é desenvolvido em parceria pelo Ministério da Justiça via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundação Oswaldo Cruz. Nessa etapa, os gestores municipais, estaduais e a equipe do projeto irão selecionar articulador local com o objetivo de fomentar a integração intersetorial nos entes federados envolvidos.