Direito Global
blog

Processos de idosos

A IV Jornada de Conciliação, Instrução e Julgamento do Tribunal de Justiça do Pará, que teve como objetivo diminuir o acervo de processos em tramitação na 1ª e 2ª Varas do Juizado do Idoso da capital, terminou com o saldo de 243 audiências realizadas nas mesas de conciliação, nos dias 21 a 24 de agosto, no Fórum Cível de Belém. Os conciliadores envolvidos na Jornada atuam por meio da solução pacífica de conflitos e com a aplicação de métodos de conciliação e mediação entre as partes.

Realizada pela Coordenadoria dos Juizados Especiais, que tem à frente a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, a jornada teve uma média de 60 audiências realizadas por dia. Dos 243 processos pautados, foram finalizados 165 durante a jornada, com previsão de serem prolatadas mais 49 sentenças em até 30 dias. Foram homologados 119 acordos, 46 sentenças prolatadas e 29 processos conclusos para a secretaria durante os quatro dias de Jornada.

O idoso que se sentir lesado em seus direitos pode se dirigir ao Juizado do Idoso, localizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, na Avenida Perimetral S/N. O Juizado possui duas Varas, com equipes de servidores treinadas e aptas para solucionar o problema do idoso.