Direito Global
blog

Preso ex-presidente da OAB

O ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e o ex-presidente da OAB de Mato Grosso e ex-secretário de Administração do governador, Francisco Faiad foram alvos da 5ª fase da Operação Sodoma realizada hoje (14) pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública. A OAB-MT declarou que está acompanhando Faiad na delegacia.

Silval Barbosa já está preso em cumprimento a um mandado de prisão anterior, também na operação Sodoma, desde setembro de 2015. O ex-governador está preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos são investigados em fraudes de licitação, corrupção, peculato e organização criminosa em contratos com uma empresa de informática e um posto de combustível.

Segundo a Polícia Civil, as duas empresas, juntas, receberam aproximadamente R$ 300 milhões, entre os anos 2011 a 2014, do governo de Mato Grosso por meio de licitações fraudadas.
Com o dinheiro desviado, as empresas fizeram pagamento de propinas em benefício da organização criminosa no montante estimado em mais de R$ 7 milhões.

Os alvos dos mandados de prisão são: Valdisio Juliano Viriato (ex-secretário-adjunto de Transportes, Francisco Anis Faiad (ex-secretário de Administração), Silval da Cunha Barbosa, Sílvio César Corrêa Araujo (ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa), José Jesus Nunes Cordeiro (e ex-secretário adjunto de Administração).