Direito Global
blog

PF sem sede nova

Está no site Diário do Poder: Uma reivindicação antiga dos servidores da Polícia Federal, a construção da nova sede da PF, em Brasília, deve ser adiada. As obras estavam programadas para terem início em 15 de novembro deste ano, mas, sem verbas e em época de corte de gastos públicos, o plano virou apenas maquete. A nova sede seria instalada no Setor de Autarquias Norte, ao lado da Defensoria Pública da União, na quadra 5. O terreno foi cedido pela empresa Terracap, do Governo do Distrito Federal, para a PF há quase dez anos, mas continua vazio. Atualmente o local está em posse da Secretaria de Patrimônio da União.

O valor da obra, de acordo com liberação do Ministério do Planejamento, é de R$ 290 milhões e deveria ser concluída em 31 de dezembro de 2020. Mas com os atrasos dificilmente o prazo será cumprido. Ao Diário do Poder, o ministério informou que é responsável pelo acompanhamento e avaliação da despesa pública. Na atual sede da PF, no Setor de Autarquias Sul, trabalham 1.488 servidores distribuídos em 11 andares.

Sobre o atraso na obra da nova sede, o Ministério da Justiça, responsável pelo orçamento da PF, disse que não vai se pronunciar sobre o tema. Também não informou um novo prazo para a construção. A assessoria da PF não respondeu aos questionamentos.

Atraso também na Paraíba

Outra construção da Polícia Federal que também deve demorar para sair do papel é a da Paraíba. O Ministério do Planejamento liberou R$ 100 milhões para a nova sede da PF no estado.

De acordo com a liberação, a edificação deve começar em 1 de janeiro de 2017, próximo domingo. Delegados da PF na Paraíba afirmaram ao Diário do Poder que não há sinal de início de obra no local, trator, terra, tijolos ou similares. A data de conclusão seria 31 de dezembro de 2019.