Direito Global
blog

OAB quer ouvir você

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, fez o lançamento da campanha: OAB/SE QUER OUVIR VOCÊ. A iniciativa tem o intento de colher informações e sugestões através de questionário online para conhecer e verificar os principais desafios ao exercício da profissão nos juizados especiais e as dificuldades dos cidadãos para a efetivação de seus direitos.

Segundo o presidente, os propósitos da Ordem são reunir dados que identifiquem os principais desafios para o pleno exercício da advocacia, identificando os problemas cruciais e postulando soluções de aprimoramento ao amplo acesso à justiça e à eficiente e célere prestação jurisdicional.

“Essa foi uma ideia trazida à diretoria da OAB pela Comissão de Juizados Especiais, e com essa campanha nós queremos ouvir a classe que atua nos juizados. O objetivos centrais são melhorar o acesso à justiça dos cidadãos e garantir a plenitude das prerrogativas da advocacia,” disse. De acordo com ele, a pesquisa se estenderá para todo o Estado de Sergipe.

“As respostas ao questionário vão passar uma maior e melhor ideia do que está acontecendo nos juizados. A pesquisa visa, sobretudo, a interagir com maior eficiência com os advogados, buscando maior efetividade e melhorarias na atuação da advocacia“, afirmou Arthur Moureira Fontes Lima, relator da matéria e integrante da Comissão.

O questionário aborda questões relativas à celeridade no trâmite dos processos e das decisões judiciais; as atuais instalações dos Juizados Especiais; o Portal do Advogado do Judiciário de Sergipe; a pontualidade dos horários das audiências; o cumprimento do artigo 7º, XX do Estatuto da Advocacia e OAB; a condução das audiências, etc.