Direito Global
blog

Uso de pneus por detentos

A Cooperativa social de internos do Sistema Prisional de Roraima começou a produzir as primeiras peças feitas com pneus. Os objetos confeccionados pelos detentos, tem chamado atenção pela qualidade e variedade. São cadeiras, sandálias, jarros, poltronas entre outros objetos. A ação é fruto de uma parceria do Tribunal de Justiça de Roraima com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), com a Seccional da OAB e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Roraima – Sescoop/RR, em agosto deste ano.

O termo abrange a realização de cursos, treinamentos, acompanhamento jurídico e psicológico para os detentos do sistema prisional de Roraima com a implantação de uma cooperativa social para habilitação ao trabalho e geração de renda. O projeto de uma Cooperativa de Internos foi idealizado pela agente penitenciária da SEJUC, Ana Broisler, quando a Vara de Penas e Medidas Alternativas do TJ-RR, lançou em 2016, edital para projetos sociais. Além das entidades parceiras o projeto conta com voluntários: psicólogos, assistentes sociais e advogados.

O TJRR fez a doação de todos os pneus inutilizados pela frota e também foram doados materiais de consumo como, resmas de papel, canetas, lápis, materiais de expedientes necessários para o funcionamento da cooperativa. A reutilização de pneus ajuda o meio ambiente e resolve um problema local que era a grande quantidade de pneus usados, ocupando espaço e sem destinação correta.