Direito Global
blog

O primeiro Moro

O juiz federal do Paraná Sergio Moro é identificado atualmente como o magistrado que luta contra os corruptos e coloca na cadeia os envolvidos na Operação Lava-Jato. No entanto, há alguns anos, outro juiz federal, nascido em Rio Branco, no Acre, fez o mesmo papel de Moro nos dias de hoje.

Pedro Paulo Castelo Branco, lotado em Brasília, foi o juiz que determinou a prisão de Paulo Cesar Farias, mais conhecido como PC, o tesoureiro da campanha do então candidato à presidência da República, Fernando Collor de Mello.

PP, como é chamado carinhosamente pelos amigos, deixou a magistratura federal e virou advogado criminalista com escritório em Brasília.
Poucos sabem mas o então temido juiz federal Pedro Paulo Castelo Branco foi um craque de futebol na juventude em Rio Branco. Atuava no futebol de campo na ponta-direita do time amador do Vasco, do Acre.

Ao entrar na faculdade de direito da Universidade Federal do Acre (UFAC), Pedro Paulo jogava futsal no Auto Esporte. Durante os cinco anos na Universidade foi convocado para a Seleção Acreana de salão. Jogou no Pará, Rondônia e até na Bolívia.

Segundo o seu colega desde primário, o ex-governador do Acre, Flaviano Melo, Pedro Paulo era um craque. “Podia ter seguido a carreira esportiva mas preferiu estudar e se transformou em um dos grandes magistrados do nosso país”, garante Flaviano.

A foto em anexo foi feita no final da década de 60 em Rio Branco. Pedro Paulo está ao lado de um dos maiores jogadores de futebol da nossa história: Nilton Santos, a Enciclopédia, do Botafogo e bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira. (ele está à esquerda de Nilton Santos. Entre eles está um menino).

Em tempo: Pedro Paulo Castelo Branco é torcedor do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro

IMG_5189