Direito Global
blog

O apoio da presidente do TSE

Durante reunião realizada com juízes eleitorais, chefes de cartório e membros do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) na tarde de hoje (15), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, garantiu apoio e segurança aos juízes e servidores da Justiça Eleitoral que atuarão nas próximas eleições.

Em tom de conversa, a ministra destacou a importância do trabalho realizado pelos juízes eleitorais e afirmou estar à disposição caso ocorram situações imprevisíveis. Cármen Lúcia ainda garantiu que haverá um canal direto entre os juízes e o TSE, demonstrando total apoio aos magistrados. “Estamos próximos não apenas no discurso, mas materialmente”, afirmou.

Segundo a ministra, a responsabilidade dos juízes eleitorais é grande. “Os juízes têm nas mãos o momento político mais importante na vida de milhões de brasileiros: o voto. E agora, com a Lei da Ficha Limpa, talvez essa seja a primeira vez que os cidadãos brasileiros poderão modificar algo”, declarou.

A ministra Cármen Lúcia ainda reforçou a importância do voto. “O voto é um direito fundamental, mas também um dever do cidadão para com a sua cidade. O que o cidadão coloca no voto é o que vai mudar a vida dele. Nós, juízes, somos nomeados para garantir que a democracia não seja palavra sem consequência e que ela transforme a vida das pessoas. O juiz garante que o voto não é um sonho, e sim a realidade. Cabe a nós transformar esse direito em dever efetivo.”

Sobre o apoio aos juízes eleitorais e servidores, Cármen Lúcia afirmou que eles não estão sozinhos. “Eles não correrão risco nenhum se houver, por exemplo, aglutinação de pessoas em frente ao local de trabalho. Alguns juízes, principalmente no interior, deparam-se com situações difíceis, como brigas após comícios. O Tribunal Superior Eleitoral garante segurança a situações imprevisíveis e os juízes e servidores poderão contar comigo durante todo o período”, frisou.

O presidente do TRE-ES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, comentou sobre a importância da visita da ministra. “Após a fala da ministra, estamos nos sentindo seguros e isso é muito importante para todos nós. Com a visita, ela se mostrou próxima dos juízes, dirimiu dúvidas e tranquilizou a todos. Estamos honrados e agradecidos pela visita”, declarou Bizzotto.

O ex-presidente da Asssociação dos Juízes Federais (Ajufe) e atualmente assessor especial do presidente do STF e do CNJ, Carlos Ayres Britto, o juiz federal Fernando Mattos esteve presente e destacou a importância da presença da ministra Cármen Lúcia. “Foi impressionante. A ministra deu total apoio aos juízes e servidores que irão atuar nas eleições municipais deste ano”, afirmou Fernando Mattos.