Direito Global
blog

Mutirão de conciliação

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte promoverá uma intensa programação para marcar a Semana Nacional de Conciliação. O evento contará, ao lado das audiências de conciliação que ocorrem corriqueiramente no Centro de Conciliação da JFRN, com um mutirão de conciliação em casos pré-processuais (ainda não judicializados) e também com audiências inéditas de mediação (procedimento aplicável nos casos mais complexos, em que a solução amigável do problema é buscada com o auxílio do mediador, profissional especializado na área objeto do litígio).

Além disso, a programação será marcada também por evento educativo, reunindo estudantes universitários para debater sobre a conciliação e o papel dos atores do sistema de justiça diante do novo Código de Processo Civil. A Semana Nacional de Conciliação na JFRN ocorrerá entre os dias 22 e 25 de novembro. Os mutirões pré-processuais contemplarão audiências envolvendo os programas de habitação da Caixa e cobranças de autarquias federais e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). No total, serão quase 700 audiências.

Todo trabalho é coordenado pela Juíza Federal Gisele Leite, que atua no Centro de Conciliação. Ela destaca as ações inéditas desta nova edição. “Na nova era do processo civil, inaugurada pelo Código de 2015, buscaremos desenvolver na Semana Nacional de Conciliação de 2016 novos projetos, como a realização das primeiras audiência de mediação do programa da Justiça Federal JFMEDIA, coordenado pelo Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira, e ações educativas junto a acadêmicos de direito, despertando-os para os novos papéis dos operadores do sistema de justiça, que é de estímulo e busca de soluções consensuais para os conflitos de interesses, com fomento da cultura da paz em detrimento da cultura do litígio.”, ressaltou a Juíza Federal Gisele Leite.