Direito Global
blog

Morte no rio Guaíba

O corpo encontrado submerso no rio Guaíba, em Porto Alegre, foi identificado pelo Corpo de Bombeiros como do advogado Sebastião Maurique, 67 anos, associado do Clube dos Jangadeiros, na capital gaúcha. Ele era irmão do ex-presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e atualmente desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Jorge Maurique.

O advogado era viúvo desde 2014 de Clarice Maurique e pai da procuradora do município de Gravataí, Carolina e do médico e professor em Florianópolis, João Guilherme. Sebastião morava sozinho na Vila Conceição, zona sul de Porto Alegre.

Dono de um veleiro, ele havia participado de um tradicional jantar no clube, no bairro Tristeza, última quarta-feira à noite. Ele teria informado a amigos e familiares que dormiria na embarcação, hábito comum entre os proprietários. Na quinta-feira, a ausência dele em compromissos profissionais e o veículo estacionado no clube chamaram a atenção e desencadearam as buscas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o corpo do advogado sob a embarcação, que estava presa a um trapiche flutuante. A desconfiança da direção do clube é de que Maurique tenha se desequilibrado ao subir do barco, caído na água e se afogado. O caso é tratado pelo Jangadeiros como uma “fatalidade que causa profunda tristeza”.