Direito Global
blog

Moreira Alves no comando

O filho de um dos mais importantes ministros da história do Supremo Tribunal Federal, José Carlos Moreira Alves, será o próximo presidente do Tribunal Regional Federal da 1 região (sede em Brasília). O desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves, natural do Rio de Janeiro, oriundo do Quinto Constitucional da OAB, é membro do tribunal desde agosto de 1998. Ultimamente exercia a função de corregedor- geral da Corte.

Moreira Alves é formado em direito desde 1982 pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Fez pós-graduação em 1985, na Universidade de Brasília (UnB), com aproveitamento nas disciplinas Direito Civil , Direito Constitucional , Direito Penal Especial e Teoria Geral do Direito Público .
Exerceu a advocacia de agosto a outubro de 1982 e, no mesmo ano, foi designado Assessor de Subprocurador-Geral da República, cargo que ocupou até março de 1984, quando assumiu o de Assessor da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho. Ainda em 1984, ingressou, mediante aprovação em concurso público, na carreira do Ministério Público do Distrito Federal, no cargo de Defensor Público.

No mesmo ano, obteve aprovação em concurso público, para o cargo de Procurador da República de 2ª Categoria, da carreira do Ministério Público Federal, tomando posse em outubro de 1984. Promovido ao cargo de Procurador da República de 1ª Categoria em março de 1988, foi designado para oficiar junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em junho de 1990, e, em 1991, junto à Procuradoria da República do Distrito Federal.
Em maio de 1992, foi designado para oficiar nos processos remanescentes do extinto Tribunal Federal de Recursos e, em 1993, voltou a atuar junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ainda em 1993, foi promovido ao cargo de Procurador Regional da República, tendo sido designado para atuar junto ao Tribunal Superior Eleitoral em 1994 e, cumulativamente, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em junho do mesmo ano, assumiu o cargo em comissão de Assessor-Chefe da Assessoria Jurídica da Vice-Presidência da República.