Direito Global
blog

Moreira Alves assume TRF-1

O filho do ex-presidente do STF e do TSE, ministro aposentado José Carlos Moreira Alves, o desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves tomou posse como presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília. O novo presidente assumiu o lugar do desembargador Hilton Queiroz.

Nascido no Rio de Janeiro, Moreira Alves, o filho, tomou posse como juiz do TRF1 em 7 de agosto de 1998 pelo Quinto Constitucional. Foi indicado em lista sêxtupla pelo Ministério Público Federal e em lista quádrupla pelo TRF1. Entre 2014 e 2016, foi corregedor regional do tribunal. Em seu discurso de posse, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela Justiça Federal: falta de pessoal, sobrecarga das varas e poucos desembargadores.

Bacharelou-se em Direito, em 1982, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Realizou Pós-Graduação em 1985, na Universidade de Brasília (UnB), com aproveitamento das disciplinas Direito Civil 5, Direito Constitucional 5, Direito Penal Especial e Teoria Geral do Direito Público 2.

O novo presidente do TRF-1 exerceu a advocacia de agosto a outubro de 1982 e, no mesmo ano, foi designado Assessor de Subprocurador-Geral da República, cargo que ocupou até março de 1984, quando assumiu o de Assessor da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho. Ainda em 1984, ingressou, mediante aprovação em concurso público, na carreira do Ministério Público do Distrito Federal, no cargo de Defensor Público. No mesmo ano, obteve aprovação em concurso público, para o cargo de Procurador da República de 2ª Categoria, da carreira do Ministério Público Federal, tomando posse em outubro de 1984.

Em 25 de abril de 2014 assumiu a Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para o biênio 2014-2016.