Direito Global
blog

Menos burocracia

O Diretor Superintendente da Umbelino Lôbo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo, participou como expositor do lançamento da Conferência Internacional: Menos burocracia, Mais Desenvolvimento. Esse evento que ocorrerá em outubro próximo e é organizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) em parceria com o Tribunal de Contas da União e do Ministério da Economia.

O objetivo do evento é pensar esforços e medidas que contribuam para a desburocratização de processos e o desenvolvimento econômico.

Como representante do Instituto Desburocratizar, Antônio Marcos destacou 5 principais objetivos que um programa de desburocratização efetivo deve observar:

01. Combater três vícios arraigados na Administração Pública: desconfiança, excesso de formalismo e excessiva centralização administrativa;

02. Incentivar a participação da sociedade civil;

03. Estabelecer uma avaliação constante de custo/benefício das medidas propostas para garantir que as políticas públicas atendam os interesses maiores da sociedade;

04. Conscientizar os servidores públicos sobre a relevância de seu papel;

05. Utilizar as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação – tomando o cuidado de não confundir desburocratização com digitalização.

Durante o evento, a ABRIG lançou um questionário com o intuito de coletar da sociedade em geral medidas e ações de desburocratização que poderiam ser adotadas pelo setor público. O formulário pode ser acessado nesse link e subsidiará as discussões do evento que ocorrerá em outubro.