Direito Global
blog

Medo de Cabral

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha tem afirmado que a prisão do ex-secretário da Casa Civil do Rio, o advogado Régis Fichtner, estaria deixando o ex-governador Sérgio Cabral muito preocupado. Segundo os relatos de Cunha, Fichtner conhece histórias “interessantíssimas” sobre as nomeações para o Judiciário feitas durante o governo Cabral. As informações são da coluna Radar, da revista Veja.

A Polícia Federal prendeu Fichtner no último dia 23, na Operação C’est fini (É o fim, em francês), no Rio de Janeiro, nova fase da Lava Jato. O nome da operação é uma alusão às famosas fotos da “Farra dos Guardanapos”, na qual Cabral, secretários e empresários celebram num restaurante de luxo em Paris a escolha do Rio como sede da Olimpíada. Muitos do personagens que aparecem nas imagens estão hoje presos, acusados de corrupção. No caso da prisão de Fichtner, suspeita-se que empresários costumavam procura-lo para obter facilidades junto ao governo Cabral.

Os procuradores que investigam o esquema de corrupção no governo Cabral apuram também um esquema no uso de precatórios por empresas que tinham dívidas, tributos e impostos com o governo do estado, e também por empresas que tinham interesse em fazer negócios com o governo e que procuravam justamente o escritório de advocacia de Fichtner.