Direito Global
blog

Mais um afastado

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas foi afastado da função de desembargador pelo Pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele se encontra viajando de férias forense no exterior e em companhia de um dos seus advogados, Fernando Costa. No CNJ, ele foi defendido pelos advogados alagoanos Nabor Bulhões – que tem uma banca de advogacia em Brasilia e Fábio Ferrário.

Por meio de sua defesa, o desembargador nega todas as acusações. Quando o Tribunal de Justiça for notiticado pelo CNJ, o vice presidente desembargador João Luiz do Azevedo Lessa assumirá a presidência do TJ. O desembargador Washington Luiz será afastado como magistrado e podendo ser aposentado compulsoriamente. Os quatro processos dele, há quase sete meses no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quatro propostas de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz Damasceno Freitas.

As propostas foram feitas pela corregedora nacional de Justiça Nancy Andrighi. A primeira :primeira diz respeito à suposta participação dele num cartel de merendas interestadual. A segunda é sobre suposta atuação do desembargador em favor da filha, ex-prefeita de Piranhas, em Alagoas Millena Freitas – atual secretária de Cultura do governo Renan Filho -, em processo por suspeita do desvio de R$ 15 milhões. Terceira trata de possível interferência de Damasceno num processo em que seu ex-genro é acusado de fraude em licitação. A quarta é sobre suposto envolvimento do desembargador em eventos que resultaram na morte de três pessoas entre os anos de 2009 e 2013. Nancy Andrighi solicitou o afastamento do desembargador até que as investigações sejam concluídas.
.