Direito Global
blog

Goleiro campeão

Apesar de ser torcedor do Vasco, o juiz federal aposentado e hoje atuando como advogado criminal em Brasília, o acreano Pedro Paulo Castelo Branco está vibrando com a vitória obtida hoje (25) pelo Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Junior. O motivo é que o goleiro da equipe campeã do torneio, Yago Darub, de 18 anos, é nascido no Acre. Segundo Pedro Paulo, o seu conterrâneo realizou o sonho de todo jogador das bases dos grandes times de futebol brasileiros. O goleiro foi campeão da Copa São Paulo após o seu clube derrotar a forte equipe do São Paulo por 1×0.

Nascido em Rio Branco no dia 13 de setembro de 1999, Yago é filho da advogada acreana Patricia Valadares e do maranhense André Darub. O tio de Yago é o também advogado Valadares Neto. No final do ano passado Yago esteve no Acre para visitar familiares e amigos. Ele foi ate Brasileia onde conheceu uma escolinha e ate ministrou uma palestra para os garotos. O jogador tem contrato com o Flamengo ate 2020.

Yago Darub viu sua trajetória no futebol mudar a partir de 2013, ano em que mudou com a família para o Rio de Janeiro disposto a entrar definitivamente em um grande clube. Até 2013, Yago foi jogador das categoria de base do Vasco do Acre e treinou com o experiente Illimane Soares, que revelou para o futebol o campeão olímpico Weverton, hoje no Palmeiras.

Em 2013, o garoto convenceu os pais a mudarem para o Rio de Janeiro onde iria se dedicar exclusivamente a carreira de jogador. Naquele mesmo ano ele foi tentar a sorte em São Januário, casa do Vasco carioca, mas acabou reprovado. Por ironia do destino, naquele dia, um olheiro do arquirrival Flamengo acompanhou a peneira e convidou o goleiro para um teste na Gávea.

Yago não só foi aprovado como disputou no segundo semestre de 2013 a primeira competição vestindo a camisa do Flamengo em Belo Horizonte. Nas categoria de base do rubor negro ele foi vencendo etapas ate integrar o grupo selecionado para Copinha deste ano. Suas atuações convenceram a comissão técnica e o jovem acreano assumiu a titularidade no gol flamenguista.