Direito Global
blog

“Forró do Sfrega”

O Ministério Público estadual da Bahia expediu recomendação ao responsável pelo “Forró do Sfrega”, para que sejam regularizadas, imediatamente, as saídas de emergência do espaço onde é realizado o evento, em Senhor do Bonfim.

Segundo a recomendação, as medidas devem seguir o disposto pela Instrução Ténica 20/2017, do Corpo de Bombeiros e o Decreto Estadual Nº 16.302/2015. As normas, respectivamente, dispõem sobre sinalização e medidas de segurança contra incêndio e pânico de edificações, estruturas e áreas de risco.

A inspeção no local da festa constatou difícil acesso e falta de sinalização mais adequada para chegar até às saídas de emergência. Promotores de Justiça e servidores checaram as condições da estrutura e os aspectos de segurança do local. Durante a fiscalização, foi verificado que pelo menos duas saídas de emergência estavam trancadas com correntes ou cadeados e não contavam com as placas informativas para indicar ao público a sua localização. A organização do evento informou que o espaço tem capacidade para até 15 mil pessoas e que é esperado para cada um dos três dias de festa uma média de cinco mil pessoas.