Direito Global
blog

Fio Maravilha

João Batista de Sales, o Fio Maravilha, de 71 anos, ex-atacante do Flamengo, que ficou famoso mais pela música composta em sua homenagem por Jorge Ben, em 1973, do que pelo seu futebol folclórico e desengonçado, vive desde 1981 nos Estados Unidos, exatamente na Costa Oeste. Lá, em São Francisco, Califórnia, ele sempre trabalhou como entregador de pizzas. E é o que continua fazendo. “Nunca fui dono de pizzaria em São Francisco, infelizmente”, frisa o ex-atacante mineiro do Flamengo e irmão de Germano, ex-ponta do Flamengo, do Milan e do Palmeiras, já falecido.

Nascido na cidade de Conselheiro Pena (MG), no dia 19 de janeiro de 1945, Fio Maravilha diz que até hoje se arrepende de ter entrado em uma batalha judicial com Jorge Ben Jor. O cantor foi processado por Fio, que exigia o pagamento de direitos autorais.

“Eu tinha um amigo advogado que perguntou: – Escuta, o Jorge Ben falou com você, pediu autorização? – Disse que não e ele perguntou se tinha algum problema procurar o Jorge Ben, porque podia ser até que eu ganhasse alguma coisa. Disse que não via problema. Aí, ele o procurou várias vezes, mas não foi atendido. Acho que a imprensa descobriu e já saiu falando do processo. Pedi ao advogado para parar com isso, mas ele disse que não dava mais. Eu nem sabia do processo, não queria nada disso”, disse Fio. O atacante foi derrotado na Justiça e acabou sendo obrigado a pagar os honorários do advogado do compositor. Mesmo assim, Jorge Ben passou a cantar “Filho Maravilha” porque não queria sequer mencionar o nome do novo desafeto.

A letra original, composta em 1972, foi inspirada em uma jogada genial de Fio Maravilha em um amistoso do Flamengo contra o Benfica, no Maracanã. A torcida rubro-negra começou a gritar o nome do xodó Fio. Zagallo prontamente atendeu o pedido. Aos 33 minutos do segundo tempo, o ex-atacante marcou um golaço. O lance virou música.

Confira a letra em homenagem ao grande Fio Maravilha composta pelo rubro-negro Jorge Ben Jor:

Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
Que a magnética agradecida assim cantava
Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
Que a magnética agradecida assim cantava
Fio maravilha,
Nós gostamos de você
Fio maravilha,
Faz mais um pra gente ver
E novamente ele chegou
Com inspiração
Com muito amor, com emoção, com explosão em gol
Sacudindo a torcida aos 33 minutos
Do segundo tempo
Depois de fazer uma jogada celestial em gol
Tabelou, driblou dois zagueiros
Deu um toque driblou o goleiro
Só não entrou com bola e tudo
Porque teve humildade em gol
Foi um gol de classe onde ele mostrou
Sua malícia e sua raça
Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
Que a magnética agradecida assim cantava
Fio maravilha,
Nós gostamos de você
Fio maravilha,
Faz mais um pra gente ver