Direito Global
blog

Filhos roqueiros

Os integrantes da banda de rock brasiliense “Scalene” Tomás Bertoni e seu irmão Gustavo Bertoni são filhos do ministro da Justiça, o advogado Torquato Jardim. Considerado um dos maiores especialistas em direito eleitoral do país, Torquato já foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga destinada a jurista de 1988 a 1996 e ministro da Transparência, Fiscalização e CGU de 2016 a 2017.

Scalene é uma banda brasileira de Stoner Rock & Rock Alternativo formada em Brasília em 2009. Eles já lançaram 3 EPs, 4 álbuns de estúdio e 1 álbum ao vivo. A banda participou da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã. A banda foi vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa 2015/2016 com o álbum Éter. Atualmente, a banda é composta por Gustavo Bertoni (Voz, Guitarra); Tomás Bertoni (Guitarra, Teclado Sintetizador); Lucas Furtado (Mais conhecido como “Lukão” – Contrabaixo Elétrico, Sintetizador Analógico) & Philipe Nogueira (Mais conhecido como “Makako” – Bateria).

Torquato, de 68 anos,formou-se em 1975 pela Faculdade de Direito de Brasília, atual Centro Universitário de Brasília, e em 1979 tornou-se mestre em direito pela Universidade de Michigan. Ingressou em 1977 como professor da Universidade de Brasília.