Direito Global

“É preciso globalizar a compaixão”.

Em cerimônia que contou com a presença do ministro Lélio Bentes, do TST e do CNJ, foi lançada, neste domingo, em Nova Délhi, na Índia, uma nova campanha contra o trabalho infantil pelo indiano Kailash Satyarti, prêmio Nobel da Paz de 2014. Lélio, que tem uma vasta atuação em defesa da criança e do adolescente, está na Índia participando como convidado especial do encontro entre laureados do Prêmio Nobel e líderes globais pelos direitos da infância.

Intitulada “um milhão, por um milhão”, pretende mobilizar um milhão de pessoas em todo o mundo, especialmente jovens, em prol da erradicação do trabalho infantil. Segundo dados da OIT, 168 milhões de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no mundo. No lançamento da campanha, ao lembrar que a educação é a principal ferramenta para combater o trabalho infantil e exortar os líderes mundiais a se engajar num esforço urgente e imediato para erradicar o trabalho infantil, Kailash arrematou: “É preciso globalizar a compaixão”.

O evento conta com a participação do Dalai Lama; o Príncipe Al Hussein da Jordânia; as Princesas de Monaco, Charlene Lynette Wittstock e dos Países Baixos;o ex-presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta; representantes de agências internacionais entre outros. O anfitrião do evento é o presidente da Índia, Pranab Mukherjee.