Direito Global
blog

Dupla titulação

A Universidade Presbiteriana Mackenzie recebeu a delegação da Universidade de Lisboa para a assinatura do Termo Aditivo ao convênio de cooperação Acadêmico-Científico e Cultural para intercâmbio entre as Faculdades de Direito das Instituições. Esse protocolo reforça a parceria já existente e abre espaço para que os intercâmbios possam existir também em outras áreas acadêmicas. O ato contou com a presença do diretor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, professor José Francisco Siqueira Neto.

Segundo o reitor da Universidade brasileira, Benedito Guimarães Aguiar Neto, o objetivo do encontro é estreitar os laços com as Universidades Portuguesas, e a Universidade de Lisboa é uma das maiores da Europa. “Fechamos parcerias bastante interessantes para os trabalhos científicos conjuntos, trabalhos de pesquisa, mobilidade acadêmica e internacional, seja de alunos da graduação, seja da pós–graduação, e também buscando a dupla titulação, objetivo principal dessa parceria. Algumas áreas estão mais avançadas nesses contratos, como a área do Direito, mas hoje vemos aqui reunidos diretores de todas as nossas áreas do conhecimento das nossas unidades acadêmicas, afirmou o reitor da Universidade Mackenzie.

Para o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, a ampliação no número de alunos brasileiros na Instituição é um dos principais objetivos dessa parceria. “Cerca de 10% dos nossos alunos são estrangeiros, mas o número de estudantes brasileiros é muito pequeno. Temos de estimular esse intercâmbio e a dupla titulação, apesar do processo ser lento devido à parte burocrática do processo. Aos poucos vamos superando barreiras e estreitando a comunicação entre as universidades brasileiras e as grandes universidades do mundo”.