Direito Global
blog

Dupla Gre-Nal

A relação muitas vezes violenta entre torcidas organizadas foi o tema de audiência de conciliação no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, sob a coordenação do Juiz Marco Aurélio Martins Xavier. O encontro no Foro Central reuniu representantes das organizadas gremistas Geral, Velha Guarda e Super Raça Gremista – única sem vínculo oficial com o clube, do Ministério Público e do próprio Grêmio.

Após cerca de duas horas, lideranças das três torcidas – recentemente envolvidas em conflitos – concordaram em aderir aos termos de acordo de pacificação. Através do documento, assumem o compromisso de respeito mútuo e de convivência pacífica nos estádios e entornos, nas áreas de transporte público, nas redes sociais e veículos de comunicação.

Ainda pelo acordo, proposto pelo magistrado, diante de novos conflitos, “a providência adequada a ser tomada não será o revide, mas sim a busca dos organismos policiais, a fim de prevenir ou responsabilizar eventuais condutas dolosas”. Nova audiência no Juizado do Torcedor está marcada para a semana que vem, dessa vez reunindo torcidas do Internacional.