Direito Global
blog

Dia de despedidas

No dia em que o Senado aprovou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, é anunciado o fechamento do Piantella, restaurante em que políticos confabulavam acordos e traições que definiram os rumos da República nos últimos 40 anos. O dono do estabelecimento localizado na 202 Sul, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, comunicou a decisão a colegas de profissão, por meio de um grupo de whatsapp.

Mais conhecido como Kakay, ele lamentou “profundamente” o destino daquele que considera “uma segunda casa para muita gente”, um “patrimônio imaterial da cidade”. Garantiu ter feito o possível para manter a casa, mas a crise financeira do país e as dívidas antigas do estabelecimento não deixaram.

“Hoje é um dia especialmente difícil. Depois de anos tentando salvar o Piantella, me vejo na obrigação de fechar as portas. Não tenho apego às questões materiais, o que me comove é que o Piantella era uma segunda casa para muita gente. Ali se trabalhou pela redemocratização, pelas Diretas Já, ali famílias se reuniram e viram o costume de estar lá. Simples assim, de geração para geração, era onde os amigos se encontravam. Era um patrimônio imaterial da cidade. Por isso, tentei tanto manter aberto nosso bom e velho Piantella. Tem horas, porém, que a realidade tem que ser enfrentada. Me despeço do Piantella como quem se despede de um amigo e me lembrarei das incontáveis noites, madrugadas, tardes que viravam notite, das cantorias ao pé do piano, e esta lembrança boa, divertida, alegre que me acompanhará pela vida toda. La vie cest pas un lonmg fleuve tranquille”, escreveu Kakay, a um grupo de amigos advogados, em mensagem enviada pelo celular.