Direito Global
blog

Desprezo dos próprios direitos

Do advogado e conselheiro estadual da OAB do Rio de Janeiro, Marcos Souza sobre a decisão da advogada Maíra Fernandes de aceitar a defesa do jogador Neymar:

“Np plenário da OAB/RJ, propus uma moção de apoio ao Direito de Defesa, ao Devido Processo Legal e ao Estado Democrático de Direito , na pessoa da advogada Maíra Fernandes, atacada virulentamente nas redes sociais e expulsa de uma instituição que integrava há duas décadas pelo somples fato de aceitar defender um jogador de futebol acusado de estupro.
É muito triste sentir que vivemos uma era em que parte da sociedade despreza os seus próprios direitos, se vê na obrigação de produzir julgamentos sumários sobre todo e qualquer assunto midiático, e professa uma cultura de ódio ao ser humano onde as punições não se resumem ao cárcere, sentindo sádico prazer em destruir sonhos, reputações e vidas. Essa é a rotina das comunidades carentes cuja população agradece como milagre divino cada dia (sobre)vivido embaixo de helicópteros é fuzis.. Essa é a lógica punitivista em voga para quem quer que seja – excluindo parentes e amigos queridos que, aí, merecem julgamento justo.
O mister do advogado é exatamente o de defender o equilíbrio social, zelando para que todos tenham um justo julgamento. Nem sempre conseguimos, mas nosso esforço contribui para manter de pé nossa frágil democracia.
Numa época de falsas notícias, falsas certezas, sumários julgamentos, retrocessos humanitários e civilizatórios e total submissão à opinião pública (ou públicada!), a advocacia assume ainda mais importância no seu papel de defensora da cidadania e dos direitos fundamentais.
Não temer desagradar a quem quer que seja no exercício da profissão é direito/dever basilar do advogado.
Por isso, propus as moções que foram aprovadas por unanimidade.
Em tempos de normalidade o advogado é importante na manutenção do Estado de Direito; em tempos de autoritarismo o advogado é imprescindível.”