Direito Global
blog

De babá a vereadora nos EUA

A ex-babá brasileira Margareth Shepard, de 59 anos, foi eleita vereadora do município de Framingham, que fica no estado de Massachusetts, nos EUA. É a primeira brasileira eleita, a ocupar um cargo na política dos Estados Unidos. Shepard, goiana da cidade de Inhumas, próximo a Goiânia, já era uma representante da cidade no conselho representativo desde o fim de 2015.

“Estou honrada e agradecida por ter sido eleita para representar o 7º Distrito no primeiro governo de Framingham”, declarou Shepard, ao jornal local Framingham Source. E prosseguiu: “Minha vitória é o resultado do trabalho da comunidade e da confiança em uma ex-imigrante sem documento que ‘está aqui para ficar’ e retribuir à cidade todas as coisas boas que recebi dela nos últimos 25 anos”, acrescentou.

A cidade, a 36 km de Boston, possui cerca de 68 mil habitantes.Em abril, os residentes votaram a favor da troca de sistema de administração, até o momento feito por meio de um conselho representativo – comum em alguns estados dos EUA – que passará em 2018 para um modelo com prefeito e câmara legislativa separadas.

A goiana conta que deixou o Brasil em 1992 por desilusão com a política da época. Ela escolheu os Estados Unidos como destino porque alguns familiares moravam no país. Na época, ela já era divorciada e tinha os dois filhos, que atualmente têm 41 e 44 anos. “Quando Fernando Collor de Mello assumiu a presidência do Brasil, fiquei desenganada com a situação política do Brasil e resolvi que precisava desestressar um pouco, conhecer novos lugares, buscar uma vida diferente”, explicou.