Direito Global
blog

Crime da motosserra

O Juízo da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de Rio Branco (AC) designou junta médica indicada pela defesa para avaliar o atual quadro clinico do reeducando, o ex-coronel da PM do Acre Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, mais conhecido como “coronel da Motosserra”. A decisão assinada pela juíza de Direito Luana Campos. A soma das condenações sofridas por Hildebrando Pascoal em várias ações penais julgadas pela justiça do Acre ultrapassa os 83 anos de prisão, dos quais já cumpriu 16 anos e 6 meses de sua pena em reclusão.

Nos termos da decisão, são necessários laudos de três médicos de áreas distintas (clínica médica, cardiologia e ortopedia) para emitir parecer acerca do estado de saúde do apenado, com o intuito de amparar a apreciação do pedido de prisão domiciliar formulado pela defesa.

A magistrada esclarece que a perícia visa diagnosticar a patologia, extensão e gravidade das enfermidades que acometem o reeducando, que se encontra internado no Hospital Santa Casa, local onde deve ser realizada as avaliações médicas.

Conhecido popularmente como o “coronel da Motosserra”, Hildebrando é um ex-coronel da Polícia Militar do Estado do Acre. Foi eleito deputado federal e expulso pelo extinto PFL. Hildebrando foi condenado por liderar um grupo de extermínio no Acre e integrar esquema de crime organizado para tráfico de drogas e roubo de cargas (que atuaria também no Maranhão). Já foi condenado por tráfico, tentativa de homicídio e corrupção eleitoral.

Ao mesmo tempo em que comandava a corporação e chefiava o crime organizado no Estado, praticava crimes com requintes de extrema crueldade