Direito Global
blog

Crime bárbaro em Gramado

O casal Mário, 79 anos, e Julita Wolf, 76, foi encontrado morto dentro de casa na rua 1° de Maio, no bairro Várzea Grande, em Gramado,na serra gaúcha, na manhã de hoje (24). Um vizinho estranhou que não houve movimentação na residência durante toda a quinta-feira e ao entrar no pátio para verificar, visualizou um dos corpos e acionou a Brigada Militar. O crime chocou a comunidade gramadense pela violência dos assassinos. Os peritos do IGP de Novo Hamburgo são aguardados para confirmar a causa das mortes, mas as informações preliminares são de que o casal foi degolado com faca.

Conforme o delegado Gustavo Barcellos, que comanda as investigações, os dois teriam sido mortos na noite da última quarta-feira, dia 22. “O último contato dos idosos com familiares foi na quarta”, diz. Segundo Barcellos, o corpo da mulher estava em um dos quartos e o do homem foi encontrado na varanda. “Não mexemos nos corpos. Estamos aguardando a chegada da perícia técnica para saber a causa das mortes, mas é certo que foram assassinados. A casa está muito bagunçada, com gavetas reviradas e muito sangue pelo chão”, conta.

O casal morava sozinho. O delegado trabalha com as hipóteses de homicídio e latrocínio. “Temos indícios de que possa ter ocorrido um latrocínio. Pela bagunça que ficou na casa, parecia que os autores estavam procurando por alguma coisa. São marcas não apenas de luta corporal”, afirma. Nas investigações, a Polícia Civil está checando câmeras de monitoramento eletrônico de residências e estabelecimentos comerciais vizinhos.

O bairro de Várzea Grande é um dos mais antigos e tradicionais na comunidade. Gramado foi inicialmente povoada por descendentes de açorianos e depois recebeu colonos que provinham de regiões que formam a atual Alemanha.O município foi criado pela Lei 2 522, de 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara.Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. Com uma economia voltada ao turismo, a cidade recebe, anualmente, cerca de milhões de turistas nacionais e estrangeiros.