Direito Global
blog

Comunicação entre comarcas

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está investindo em soluções tecnológicas para agilizar a comunicação entre suas comarcas, e uma das apostas que vem contribuindo com a questão da celeridade das tramitações processuais e das ações administrativas é a disponibilização de links de internet para a utilização de aplicativos de mensagens para fins profissionais.

A providência, segundo servidores e magistrados, tem contribuído com a otimização do tempo e colaborado para sanar a histórica precariedade de conexão constatada no interior do Amazonas.

Para viabilizar o projeto, a Divisão de TI/TJAM disponibliza roteador sem fio para cada comarca. Com o devido cadastro de celular do magistrado e funcionários autorizados, o tráfego de conexão para utilização do WhatsApp, então, é liberado.

Segundo o assistente judiciário (da Divisão de TI/TJAM), Diogo Mendonça, o projeto é monitorado e assistências rotineiras são providenciadas aos servidores e magistrados do interior. “Nosso equipamento que controla o tráfego de dados na rede (denominado Firewall) é muito sofisticado, sendo possível segmentar o tráfego que é para o Whatsapp do que não é. Da mesma forma que liberamos o Whatsapp total para as comarcas do interior (para fins profissionais), podemos bloquear acessos que demandam um tráfego na rede”, informou.