Direito Global
blog

Certidão online

O sistema que emite a Certidão Online de Distribuição de Ações Trabalhistas desenvolvido pelo TRT/MS foi apresentado na Reunião dos Gestores Regionais do Sistema Processo Judicial Eletrônico, em Brasília. Pela internet, é possível consultar se uma empresa responde a processos na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, apenas digitando o CPF ou CNPJ da pessoa física ou jurídica.

A certidão online começou a ser emitida pelo TRT/MS em setembro do ano passado e permite a busca em processos físicos e eletrônicos. O sistema antigo não realizava a emissão em tempo real da Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas porque a confecção dos documentos era elaborada manualmente pelos servidores da Coordenadoria de Cadastramento Processual, da Central de Atendimento ao Cidadão e das Varas do Trabalho, envolvendo aproximadamente 83 servidores do Tribunal. Em alguns casos, uma certidão poderia levar até trinta dias para ficar pronta.

Até agora, o TRT/MS já expediu 101.622 certidões online – uma média mensal de mais de 8 mil emissões, o que representa um aumento de 27% em relação ao antigo sistema.