Direito Global
blog

Cartório Integrado

O terceiro Cartório Integrado será inaugurado na tarde de hoje (25), às 17h, no 3º andar do Edifício Orlando Gomes, anexo ao Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. A unidade reunirá as 1ª, 7ª, 12ª e 13ª Varas de Relações de Consumo com a expectativa de 30% no aumento da produtividade nessas unidades.

O primeiro cartório integrado, instalado em agosto de 2016, registrou um aumento de 17,9 % na produção de sentenças das unidades. Após a unificação das varas, entre 22 de agosto de 2016 e fevereiro de 2017, 1851 sentenças foram registradas pelo primeiro cartório integrado.

Os servidores e juízes que trabalharão no novo cartório participaram de um curso de capacitação para o uso do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ) promovido pela Diretoria de Primeiro Grau e a Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia na última terça-feira (18).

A unidade, que será comandada pelos juízes Claudia Silva Mesquita, Maria de Lourdes Oliveira Araújo, Júnia Araújo Ribeiro Dias e Maurício Lima de Oliveira, dá seguimento ao projeto implantado pela presidente do TJBA desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, com o primeiro Cartório Integrado em 2016.

De acordo com a juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, a unidade reunirá magistrados de perfis semelhantes, proporcionando uma homogeneidade na metodologia de trabalho que possibilitará uma maior celeridade na circulação dos processos. “A expectativa para esse novo cartório integrado é a melhor possível”, disse.