Direito Global
blog

Carmen assume governo

O presidente Michel Temer irá viajar para a Ásia por quase 10 dias em maio, o que obrigará a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia a assumir novamente a Presidência da República.

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, que são o primeiro e o segundo, respectivamente, na linha de sucessão presidencial – pois o Brasil não conta hoje com um vice-presidente –, não podem assumir o cargo por causa de uma vedação da lei eleitoral.

Temer deve deixar o Brasil no próximo dia 5 de maio e passar por quatro países asiáticos. De 7 a 9 de maio, o presidente visitará Singapura. Na sequência, vai a Bangcoc (Tailândia), onde deve chegar no dia 9 e partir no dia 10. Depois, entre 10 e 12 de maio, visitará Jacarta (Indonésia). E, por fim, passará outros dois dias em Hanói (Vietnã).

Até outubro, Temer tem pelo menos outras duas viagens previstas. Em julho, o presidente deve ir à África do Sul para participar da reunião dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em setembro, em plena campanha, o emedebista pretende participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA).