Direito Global
blog

Bloqueio econômico

Em visita de cortesia ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, a representante do Consulado Geral da República de Cuba, em Salvador, Laura Ivet Pujol Torres, solicitou o apoio da entidade contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos que proíbe o turismo e o comércio com Cuba.

Aplicado desde 1962, o bloqueio é tido como resposta à desapropriação de terras de empresas americanas em Cuba. Para Laura, a medida é injusta e massacra o povo cubano. “Nós estamos divulgando a importância da luta contra o bloqueio para evitar que o nosso povo continue sendo punido injustamente por uma medida tão discriminatória ao nosso país”, afirmou.

A fim de atender todo o país, Cuba tem Consulados estabelecidos em Salvador, em São Paulo e em Brasília. Os propósitos da visita à Sergipe, segundo Laura Pujol, foram estreitar relações comerciais com o Brasil e firmar parcerias sociais e culturais, como o Programa Mais Médicos, renovado recentemente, por todos os prefeitos municipais do Nordeste, por mais três anos.

“O Programa foi renovado e os médicos cubanos estão trabalhando com êxito nos diferentes municípios. A renovação é a prova de que o Programa funciona e de que o trabalho deles é excelente”, considera Laura.