Direito Global
blog

Baiana na cúpula

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, participou da solenidade de posse da desembargadora aposentada Luislinda Valois como secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania (Seppir). A cerimônia foi realizada no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília. A posse foi dada pelo ministro de Estado da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

Entre as diversas prioridades da nova secretária da Seppir, estão a disseminação, em todo o país, do Estatuto da Igualdade Racial; a implementação da Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do tema História e Cultura Afro-Brasileira; a adoção de iniciativas que conscientizem a população e promovam o respeito às religiões de raiz africana; a inclusão de negras e negros nos espaços de Poder do Estado brasileiro; e a redução de homicídios de jovens negros, pobres e da periferia.

“Nosso lugar continua sendo os espaços de obediência e dos trabalhos de execução”, ressaltou Luislinda, sobre o preconceito racial ainda resistente. Ela ainda citou a estatística que revela o número de homicídios de jovens negros no Brasil. “A cada 23 minutos, um jovem é assassinado no Brasil. O genocídio da juventude negra é uma realidade”, disse.