Direito Global
blog

As mulheres na Corte

Sarney, FHC e Lula revolucionaram o Judiciário durante o período em que comandaram o país. Foram eles os responsáveis pela nomeação das primeiras mulheres no STF e nos tribunais superiores. A primeira nomeação de uma mulher foi feita por Sarney ao final de seu mandato. A carioca Cnea Cimini, já falecida, exerceu o cargo de ministra do TST. Logo em seguida, FHC nomeou Eliana Calmon para o STJ.

Seguem as nomeações :

A carioca Cnea Cimini, nomeada pelo presidente José Sarney para o TST, foi a primeira mulher a ocupar uma vaga nos tribunais de cúpula de Brasília.

A baiana Eliana Calmon, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso , foi a primeira mulher a ocupar uma vaga de ministra no STJ.

A carioca Ellen Gracie, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, foi a primeira mulher indicada para o STF e também a primeira mulher a ocupar a presidência da Corte.

A goiana Laurita Vaz, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, é a primeira mulher a assumir a presidência do STJ.

A mineira Cármen Lúcia, nomeada pelo presidente Lula para o STF, foi a primeira mulher a ocupar a presidência do TSE.

A mineira Maria Elizabeth Guimarães, nomeada pelo presidente Lula, foi a primeira mulher a assumir uma vaga no STM e também a primeira mulher a assumir a presidência do tribunal militar.