Direito Global
Sem a toga

Afonso Arinos e a bicicleta

O texto é do brilhante jornalista Severino Goes em sua página no Facebook: O amigo (jornalista) Inácio Muzzi é um grande contador de histórias. Todos que o conhecem sabem disso. Uma vez, ele soube que eu – assim como ele – não sei andar de bicicleta. Tá bom, gente. Nunca aprendi. Fazer o quê? Sou filho caçula, meus irmãos mais velhos viviam me sacaneando, estas coisas que você tem que contar para analistas etc etc.

O Inácio um dia me perguntou: você sente falta de não saber andar de bicicleta? Eu respondi, como faço com todos que perguntam, honestamente, não. Nunca parei pra pensar nisso seriamente.

Aí o Inácio me contou uma ótima história. Um dia, quando trabalhava na IstoÉ, em São Paulo, foi entrevistar o velho Afonso Arinos. Conversa vai, conversa vem, era uma longa entrevista. Inácio perguntou: o senhor tem alguma frustração na vida? O velho Arinos pensou, pensou e … começou a chorar. “Não sei andar de bicicleta, meu filho”. O Inácio aproveitou para dizer que também nunca tinha andado de bicicleta. Começou a chorar junto com o velho jurista. Pano rápido.