Direito Global
blog

A lábia do farsante

Um grupo de mulheres se uniu para denunciar um estelionatário amoroso de 48 anos que já fez mais de 30 vítimas por todo o país: três delas no Distrito Federal, uma em Formosa (GO) e outra no Novo Gama (GO). Além de procurar a polícia e orientar outras mulheres que tenham caído na lábia do farsante, elas denunciam em uma rede social os cerca de 18 perfis que o homem mantém e as fotos que ele coloca em aeroportos do Brasil à caça de novas reféns. Para ludibriar as pretendentes, o golpista se diz oficial do Exército Brasileiro, lotado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ou policial federal cedido ao órgão. Com perfil inteligente e sedutor, ele conta ser formado em psicologia e economia, com pós-graduação em marketing.

Uma das vítimas, moradora do Cruzeiro, perdeu cerca de R$ 102 mil. A Polícia Civil do DF, de Goiás e do Ceará investiga os casos. Existem duas ocorrências registradas na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) — uma enviada à Formosa (GO), onde mora uma delas —, outra na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e registros na Delegacia de Defesa da Mulher em Fortaleza (CE). O homem continua atuando nas redes sociais.

Ele segue um padrão: adiciona as pretendentes — todas entre 35 e 50 anos, com vida estável e poucos filhos — e inicia a conversa.(Correio Braziliense)