Direito Global
blog

A expectativa de Barroso

Após tomar posse como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso falou sobre a expectativa que têm em relação às eleições de outubro deste ano, bem como o desafio que enfrentará no cargo.

Barroso declarou se sentir honrado e privilegiado por poder servir o país nesse ano de eleições gerais, ainda mais na companhia da ministra Rosa Weber. Ele afirmou que as eleições são sempre um momento de renovação da democracia e revelou estar otimista com o futuro do país.

“Apesar das dificuldades e, às vezes, tempestades, a democracia brasileira tem dado provas de vitalidade. Tenho certeza que vamos sair fortalecidos e retomar o processo de menos polarização no país, e de construção de uma agenda suprapartidária e de avanço institucional, econômico e social. Estou muito convencido de que o Brasil vai voltar a decolar”, afirmou o vice-presidente.

Luis Roberto Barroso é ministro efetivo do TSE desde 27 de fevereiro deste ano. Tornou-se ministro substituto da Corte no dia 2 de setembro de 2014, sendo reconduzido ao cargo para um novo biênio em 3 de setembro de 2016 até sua posse como titular. O ministro terá mandato na Corte até dia 27 de fevereiro de 2020. Imediatamente, será reconduzido para mais dois anos no TSE.