Direito Global
blog

36 anos sem JK

Para que um dos nomes mais importantes da história do Brasil não caia no esquecimento, o direitoglobal, único site jurídico de Brasília, aproveita para  registrar que na data de hoje (22), em 1976 morria, vítima de acidente de carro na rodovia Rio-São Paulo, mais precisamente em Resende (RJ), o ex-presidente da República e criador de Brasília, Juscelino Kubistchek de Oliveira.

JK foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX e o último político mineiro eleito para a presidência da República pelo voto direto, antes de Dilma Rousseff. Casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia Kubitschek e Maria Estela Kubitschek, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, executando, assim, um antigo projeto, já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.

Durante todo o seu mandato como presidente da República, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.